Andiroba (Carapa guianensis)

Nomenclatura botânica oficial: Carapa guianensis Aubl.
Nomenclatura popular: Andiroba, andirova, angirova, carapa
Família: Meliaceae
Parte da planta utilizada: fruto, madeira

Resumo: Para que serve a andiroba, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da andiroba.

Descrição

A andiroba é uma árvore de porte grande, atingindo uma altura de 30 a 40 metros, ocorrendo na região da Floresta Amazônica, América Central e África. A madeira é semelhante ao mogno, considerada nobre, sendo muito visada por madeireiras. A andiroba produz grandes quantidades de amêndoas(foto ao lado), de onde se extrai um óleo de coloração amarela e sabor amargo.

Sementes da AndirobaÁrvore da Andiroba

Indicações, Usos e Benefícios da Andiroba

O óleo das amêndoas de andiroba, conhecido como Azeite de Andiroba, é muito utilizado na medicina tradicional principalmente para tratar problemas de pele como inflamações, auxiliar a cicatrização de feridas, inchaços e reumatismo. Usa-se também o óleo de andiroba para infecções de ouvido, pingando algumas gotas no local afetado.

Na indústria cosmética, é utilizado em xampus, sabonetes e óleos de massagem. A linha Ekos da Natura possui uma extensa gama de produtos que têm a andiroba como ingrediente principal.

Pesquisas apontam que a emulsão de óleo de andiroba pode ser empregada como uma alternativa aos costicosteroides tópicos1 utilizados para o alívio da dor após procedimentos de depilação que utilizam a luz intensa pulsada(fotodepilação). O resultado da pesquisa pode ser atribuído aos efeitos hidratantes, umectantes e anti-inflamatórios da Andiroba.

Repelente

Um dos usos mais difundidos do óleo de andiroba é como repelente de insetos sendo uma alternativa natural aos inseticidas e repelentes tradicionais formulados com substâncias químicas que podem ser tóxicas. O óleo de andiroba como repelente pode ser aplicado diretamente no corpo ou utilizado na composição de velas. Estudos recentes indicam que as velas de andiroba podem ser eficazes para manter afastados os mosquitos transmissores da dengue e da malária. Pode ser eficaz também para combater a proliferação de formigas.

Madeira

A madeira da árvore de andiroba também é muito procurada por seu aspecto semelhante ao mogno. Possui excelente resistência mecânica e pode ser utilizada em inúmeras apliacações, inclusive na fabricação de móveis e na construção civil.

Referências

1. Surgical Cosmetic & Dermatology. Avaliação clínica da eficácia do óleo de andiroba na queimadura pós-depilação com luz intensa pulsada

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: