Artemísia (Artemisia vulgaris)

Nomenclatura botânica oficial: Artemisia vulgaris L.
Nomenclatura popular: Erva-do-Fogo, Absinto Selvagem, Flor-de-São-João, Erva-de-São-João
Família: Asteraceae
Parte da planta utilizada: folhas

Resumo: Para que serve a artemísia, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da artemísia.

Descrição

A Artemísia é o nome comum dado à planta da espécie Artemisia vulgaris, sendo uma das aproximadamente 200 a 400 espécies do gênero Artemisia. Trata-se de uma planta herbácea nativa de regiões de clima temperado da Europa, Ásia e norte da África mas atualmente pode ser encontrada em várias outras regiões como planta cultivada ou mesmo considerada como uma espécie invasora.

A Artemísia é uma planta perene, arbustiva, com raíz lenhosa e em geral atingem a altura de aproximadamente 1,5 metros. Possui folhas dentadas de coloração verde escura medindo entre de 10 a 20cm. Seu caule possui tom vermelho escuro. Suas flores são pequenas, amarelas ou vermelho escuro, em torno de 5mm, com polizinação por ação do vento(anemófilas), florescendo entre os meses de Julho e Setembro.

Artemísia
Foto: nz_willowherb (http://www.flickr.com/photos/willowherb/1169560452/sizes/l/)

Indicações, Usos e Benefícios da Artemísia

A artemísia é utilizada como planta medicinal e também na culinária, devido ao seu aroma característico. A parte utilizada para esses fins são suas folhas. Possuem um sabor ligeiramente amargo. É utilizada como condimento no preparo de pratos, especialmente aqueles mais gordurosos.

A artemísia não deve ser utilizada por gestantes. Sempre consulte o seu médico antes de utilizar qualquer planta para fins medicinais.

Algumas das propriedades medicinais atribuídas à Artemísia incluem:

Para fins medicinais, em geral, a artemísia é consumida na forma de infusão(chá).

Suas folhas também podem ser utilizadas como repelente de insetos, preparando uma infusão de suas folhas e utilizando o líquido em sprays.

Na medicina tradicional chinesa, a Artemísia é utilizada há séculos na prática de moxabustão, uma espécie de acupuntura térmica.

Outra espécie do gênero Artemisia, a Artemisia annua, vem sendo utilizada em pesquisas para desenvolver um remédio eficaz contra a Malária.

Onde comprar Artemísia

No Brasil, a Artemísia é principalmente comercializada na forma de chás medicinais. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou em sites especializados como o www.chaecia.com.br

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: