Bardana (Arctium lappa)

Nomenclatura botânica oficial: Arctium Lappa L.
Nomenclatura popular: Bardana, Gobou
Família: Asteraceae
Parte da planta utilizada: raízes, sementes

Resumo: Para que serve a bardana, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da bardana.

Descrição

Bardana é uma planta bienal da espécie Arctium lappa nativa de regiões de clima temperado e atualmente é cultivada em várias partes do mundo. Pode atingir mais de 2 metros de altura. Sua raíz é comestível e muito apreciada na culinária asiática. No Brasil pode ser encontrada em feiras livres de algumas regiões. A bardana é um dos alimentos tradicionais da Dieta Macrobiótica. Em geral sua raíz é consumida após cozimento e cortada em tiras estreitas. A raíz de bardana é rica em fibras e contém poucas calorias.

Raíz da bardana

Indicações, Usos e Benefícios da Bardana

Na medicina tradicional chinesa e como planta medicinal no ocidente, a raíz da bardana desidratada é considerada um potente alimento desintoxicante. Suas sementes são utilizadas como tratamento natural para gripes e resfriados, problemas e irritações na pele.

As sementes de bardana contêm arctigenina, uma substância que demonstrou ser capaz de melhorar o desempenho cognitivo em humanos. Estudos com essa substância também indicam que ela pode ser um potente antiviral para o vírus da influenza A.

Outras propriedades e indicações comumente atribuídas à bardana são: diurética, prisão de ventre, gota e afecções gástricas.

A bardana é utilizada na composição de cosméticos naturais, principalmente em xampús e produtos para tratamento dos cabelos, como prevenção à calvície.

Cuidados, perigos e contraindicações da Bardana

Em geral a bardana é segura para consumo humano e não possui contraindicações mas pode apresentar riscos de alergia para algumas pessoas, em geral àquelas pessoas que têm alergia a plantas da família das asteráceas como crisântemo, girassol e margarida.

Nomes comuns: bardana, gobou.

Nome em inglês: burdock, beggar's buttons, gobo.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: