Borragem (Borago officinalis)

Nomenclatura botânica oficial: Borago officinalis L.
Nomenclatura popular: Borragem, borracha, borracha-chimarrona ou foligem
Família: Boraginaceae
Parte da planta utilizada: folhas, flores

Resumo: Para que serve a borragem, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da borragem.

Descrição

A borragem é uma planta anual(germina e morre em um ano) nativa da região do Mediterrâneo e sul da Europa e cultivada em várias partes do mundo. Sua característica mais marcante é a camada de pêlos que recobre toda a planta. A borragem atinge entre 60cm e 100cm de altura e produz flores pequenas, cor azul/lilás.

Borragem

Indicações, Usos e Benefícios do Borragem

Suas folhas podem ser utilizadas na culinária, em geral como condimento e suas flores podem ser usadas em pratos como decoração. Também é comum ser cultivada como planta ornamental em pequenos jardins e vasos.

A partir das sementes de borragem obtém-se um óleo rico em ácido gama-linoleico e ácido linoleico(Veja também óleo de prímula). Um dos benefícios sugeridos do ácido linoleico é no tratamento de irritações de pele mas não existem estudos comprovando sua eficácia. O ácido linoleico é utilizado em certos suplementos para emagrecimento.

A borragem pode ser utilizada na agricultura ecológica no controle de pragas, atraindo insetos que poderiam prejudicar outras plantas. Como planta companheira, pode beneficiar o cultivo de tomates, morangos e espinafre.

Na medicina tradicional é utilizada geralmente na forma de infusão(chá) como tratamento alternativo para diarréia, cólica e dores de estômago. Também é utilizado para regular o metabolismo. Outro uso comum na naturopatia é para tratamento de sintomas de menopausa como TPM e ondas de calor.

Cuidados, perigos e contraindicações do Borragem

As folhas, flores e o óleo de borragem contêm compostos potencialmente tóxicos - alcalóides pirrolizidínicos - que podem causar danos ao fígado. Acredita-se que o uso prolongado em altas quantidades de plantas com esses alcalóides pode estar relacionado a alguns tipos de câncer.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: