Catuaba (Trichilia catigua)

Nomenclatura botânica oficial: Trichilia catigua
Nomenclatura popular: Catuaba, catiguá, angelim-rosa, mangalto-catinga
Família: Meliaceae
Parte da planta utilizada: ramos, cascas da raiz, folhas

Resumo: Para que serve a catuaba, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da catuaba.

Descrição

Catuaba é o nome comum dado a diversas plantas de espécies diferentes mas principalmente se refere à espécie Trichilia catigua. A partir dessas plantas também são preparadas bebidas consideradas afrodisíacas e que também levam o nome "catuaba".

A catuaba pode atingir de 3 a 8 metros de altura, ramificada e com copa densa até quase o solo, produz flores amarelas e laranjas e também pequenas frutas em tom amarelo que se abrem expondo arilo de cor vermelho escuro. No Brasil a árvore pode ser encontrada principalmente em Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Catuaba, Trichilia catigua

Foto: Marcio Verdi, FloraRS, 2009

Indicações, Usos e Benefícios da Catuaba

Na medicina popular a infusão de cascas da catuaba são muito conhecidas como afrodisíaco, aumento da libido, impotência sexual. A catuaba também estimula o sistema nervoso central, combatendo a fadiga, insônia e falta de memória. Extrato combinado de Catuaba e Marapuama também ajudam a combater o aparecimento de celulite. Mas sem dúvida, o principal efeito atribuído à Catuaba na medicina popular é como afrodisíaco, tanto para homens como para mulheres.

Sua parte mais frequentemente utilizadas como objeto de estudo científico são suas cascas. Extratos obtidos através de suas cascas possuem propriedades diversas como adstringente, antibacteriana, antiinflamatória e antidepressiva.

Um estudo feito com ratos apontou que a catuaba(T. catigua) pode ser eficaz no tratamento de problemas de depressão.

A catuaba pode ser cultivada como árvore ornamental e na arborização do meio urbano.

Referências

- UNESP: "Desenvolvimento e Teste Preliminar da Estabilidade de formulações cosméticas acrescidas de extrato comercial de Trichilia catigua";

- Campos, M. M.; Fernandes, E. S.; Ferreira, J.; Santos A. R.; Calixto, J. B. (2005). "Antidepressant-like effects of Trichilia catigua (Catuaba) extract: evidence for dopaminergic-mediated mechanisms"

- M. G. Pizzolatti et al. · Two Epimeric Flavalignans from Trichilia catigua (Meliaceae) with Antimicrobial Activity

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: