Centelha Asiática (Centella Asiatica)

Nomenclatura botânica oficial: Centella Asiatica L.
Nomenclatura popular: Centelha, gotu kola
Família: Apiaceae
Parte da planta utilizada: toda a planta

Resumo: Para que serve a centelha asiática, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da centelha asiática.

Descrição

A centelha asiática é uma planta herbácea rastejante de pequeno porte, da mesma família da salsa, cominho e outras ervas aromáticas, embora não possua sabor nem aroma acentuados. É nativa de regiões que cobrem desde o sul e sudeste asiático até o norte da Austrália. Em várias partes do mundo também é conhecida como "gotu kola".

A centelha asiática atinge aproximadamente 15 a 20cm de altura e 90cm de largura. Possui folhas verdes, reniformes e produz pequenas flores de coloração rosa e vermelha. É considerada uma planta aquática, cresce em zonas úmidas como pântanos, se desenvolvendo melhor em locais sem luz direta do sol.

Centelha Asiática
Centelha Asiática
© 2008 - Patricia Jaramillo, Rachel Atkinson, Anne Guézou, Charles Darwin Foundation.

Indicações, Usos e Benefícios

A centelha asiática é utilizada como planta medicinal há milhares de anos na medicina ayurvédica e em menor grau, na medicina tradicional chinesa. Na medicina ayurvédica é recomendada para melhorar a memória e outras habilidades cognitivas em geral como raciocínio, pensamento, atenção e para o tratamento da ansiedade.

Outro uso bastante difundido da centelha asiática é para a cicatrização de feridas. Por indicação popular também é utilizada no tratamento de problemas de pele como eczema e acne.

Um estudo realizado com a administração oral de extrato da planta revelou que ela pode ser eficaz no tratamento da celulite, auxiliando a normalizar a produção de colágeno e a melhorar a circulação, diminuindo a retenção de líquidos.

A centelha asiática tem grande presença na culinária de vários países onde é nativa, mais como acompanhamento e complemento de saladas.

Cuidados e Contraindicações

Em geral, a centelha asiática é considerada segura para consumo e casos de efeitos adversos sérios não são conhecidos. Um cuidado que deve ser observado é quanto à sua procedência. Quando cultivada ou colhida perto de esgotos pode ser um vetor de contaminação por bactérias. Poluentes na água de cultivo também são facilmente incorporadas pela centelha asiática.

Referências

HACHEM, A.;BOURGOIN, J. Etude anatomo clinique des effects de I extrait trite de centella asiatica dans la lipodystrophie localisee. Publi. Therap., supl.AU-2, março, 1979

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: