Confrei (Symphytum officinale)

Nomenclatura botânica oficial: Symphytum officinale L.
Nomenclatura popular: Confrei
Família: Boraginaceae
Parte da planta utilizada: folhas, raízes

Resumo: Para que serve o confrei, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações do confrei.

Descrição

O confrei é uma planta nativa da Europa e regiões de clima temperado da Ásia, crescendo em áreas úmidas, próximas a rios e riachos. É uma planta que possui uma longa história, sendo documentado o seu uso como planta medicinal há mais de 2.000 anos. Possui folhas grandes, verdes, de formato lanceolado na sua base e um pouco menores na parte superior. Suas folhas são cobertas por pêlos que podem causar irritação quando tocadas. Atinge em geral, entre 60 e 90cm de altura. O Confrei produz pequenas flores de cor amarela, creme, rosa, azul ou violeta. As raízes são escuras, de formato semelhante ao nabo.

Confrei
Confrei (Symphytum officinale)
© Matt Lavin

Indicações, Usos e Benefícios

O seu uso interno é contraindicado em qualquer situação.

Externamente pode ser usado em forma de emplastros, cataplasmas e tinturas. Possui propriedades antiinflamatória e cicatrizante, favorece a formação de tecidos novos e rejuvenescimento de células. Indicado para casos de ulcerações externas, queimaduras, ferimentos, acelerando o processo de cicatrização.

Seu principal uso é como cicatrizante de uso tópico. O confrei contém alantoína, substância ativa anti-inflamatória e regeneradora tissular.

Mais recentemente, o confrei vem sendo utilizado como fertilizante em plantações orgânicas. Suas folhas crescem e caem no solo rapidamente, atuando como um fertilizante natural. O confrei é rico em potássio, nutriente essencial para a produção de flores e frutas.

Cuidados e Contraindicações

Usado internamente, o confrei pode causar danos irreversíveis ao fígado. No Brasil e em vários outros países, o uso via oral de fitoterápicos obtidos a partir do confrei estão proibidos.

O seu uso tópico não deve se estender por mais de 6 semanas ao ano ou 10 dias seguidos e não deve ser aplicado em lesões abertas para evitar a absorção pela pele.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: