Equinácea (Echinacea purpurea)

Nomenclatura botânica oficial: Echinacea purpurea L.
Nomenclatura popular: Equinácea
Família: Asteraceae
Parte da planta utilizada: Raízes, flores, partes aéreas.

Resumo: Para que serve a equinácea, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da equinácea.

Descrição

Equinácea é um gênero de plantas constituído por 9 espécies, sendo que a espécie Echinacea purpurea é uma das mais cultivadas para fins medicinais e é a espécie abordada nessa página.

Trata-se de uma planta perene, nativa da região leste da América do Norte, principalmente nos Estados Unidos. Pode atingir até pouco mais de 1m de altura por 50cm de de largura e produz flores de cor violeta(mais comum) ou brancas, muitas vezes cultivadas em jardins como planta ornamental.

Equinácea
Equinácea (Echinacea purpurea)
© Page, Lee - Wildflower Center Digital Library

Indicações, Usos e Benefícios

Índios nativos americanos tinham conhecimento dos poderes medicinais dessa planta e usavam a Equinácea para tratar todo tipo de picadas de insetos, inclusive para tratamento mordidas de cobras venenosas usando uma infusão de Equinácea. Os nativos americanos também fumavam a planta para aliviar a dor de cabeça e mastigavam sua raíz para combater a dor de dente.

Como planta medicinal, o uso mais comum da Equinácea é para melhorar o sistema imunológico, e como tratamento e prevenção de gripes e resfriados. As flores da equinácea são utilizadas na preparação de um chá muito popular para melhorar o sistema imunológico. Também por indicação popular, produtos à base de equinácea são recomendados para tratar e prevenir o resfriado comum.

No Brasil, a forma mais comum de consumo da equinácea são os chás feitos com suas partes aéreas desidratadas. Esses chás são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais e lojas especializada em chás medicinais.

Cuidados e Contraindicações

Um extensivo estudo feito em 2005 e publicado no jornal Drug Safety indicou que efeitos colaterais do consumo de produtos que contêm equinácea são extremamente raros e quando ocorrem, são suaves. A equinácea é considerada segura para consumo.

Referências

- Huntley AL, Thompson Coon J, Ernst E (2005). "The safety of herbal medicinal products derived from Echinacea species: a systematic review"

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: