Erva-Cidreira (Melissa officinalis)

Nomenclatura botânica oficial: Melissa officinalis L.
Nomenclatura popular: Erva-cidreira, melissa
Família: Lamiaceae
Parte da planta utilizada: partes aéreas

Resumo: Para que serve a erva-cidreira, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da erva-cidreira.

Descrição

No Brasil há uma certa confusão com a identificação da erva-cidreira, sendo que o nome pode se referir a 3 espécies de plantas distintas, conforme a seguir:

Esse texto aborda a planta da espécie Melissa officinalis.

A erva-cidreira é uma planta herbácea da mesma família e que tem aspecto semelhante à hortelã, em geral medindo entre 30 e 60 cm de altura. Planta rasteira e de crescimento lento, pode ser cultivada em casa em pequenos vasos. Nativa da região sul da Europa e do Mediterrâneo, suas folhas diferem da hortelã por terem um tom mais claro e serem maiores. As folhas possuem fragrância e sabor característicos semelhantes ao limão. Suas flores são pequenas, de cor branca ou lilás. É uma planta perene, sendo que suas folhas morrem no inverno mas rebrotam todos os anos.

Erva Cidreira(Melissa Officinalis)
Erva Cidreira (Melissa Officinalis)

Indicações, Usos e Benefícios

O óleo essencial de erva-cidreira é muito popular na aromaterapia, sendo utilizado para massagens, banhos e tratamentos de beleza.

O uso mais comum da erva-cidreira na medicina tradicional é na forma de infusão(chá) de suas folhas, que pode ser feito com as folhas frescas ou desidratadas. O chá de erva-cidreira é recomendado por indicação popular como calmante, relaxante e até como analgésico. O chá também é indicado para casos de insônia, ansiedade, problemas gastrointestinais e para estimular o apetite.

Um estudo publicado no jornal Psychosomatic Medicine concluiu que a erva-cidreira possui propriedades ansiolíticas e calmante, reduzindo o stress.

Ainda quanto ao poder sedativo da erva-cidreira, ela é muito utilizada em extratos compostos com a valeriana para melhorar a qualidade do sono. Essa combinação também pode ser uma alternativa eficaz para o tratamento de crianças com problemas de sono e inquietação.

Também pode ser utilizada como um repelente alternativo, esfregando-se suas folhas diretamente na pele.

Cuidados e Contraindicações

A erva-cidreira é considerada, em geral, segura e não há casos documentados de efeitos colaterais graves relacionados ao uso dessa planta.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: