Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia)

Nomenclatura botânica oficial: Maytenus ilicifolia Mart.
Nomenclatura popular: Espinheira-santa
Família: Celastraceae
Parte da planta utilizada: folhas

Resumo: Para que serve a espinheira-santa, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da espinheira-santa.

Descrição

A espinheira-santa é uma árvore de pequeno porte, arbustiva, nativa do sul do Brasil e outros países vizinhos como Argentina e Paraguai. Atinge aproximadamente 1 a 2 metros e suas folhas que possuem pares de espinhos em sua margem, daí o nome popular. As flores são pequenas e têm um tom amarelo-esverdeado, enquanto seus frutos são pequenos e escuros quando maduros.

Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia)
Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia)

Indicações, Usos e Benefícios

O principal uso da espinheira-santa na medicina popular é na forma de infusão(chá) de suas folhas para tratamento de úlceras e outros problemas estomacais como azia, má digestão, gases e gastrite. Outro uso comum é para curar a ressaca alcoólica. Externamente, a espinheira-santa também é utilizada como agente cicatrizante, antisséptico e tonificante.

Existem alguns relatos que descrevem a espinheira-santa sendo utilizada por populações nativas como método contraceptivo e para induzir abortos.

No campo da ciência, a espinheira-santa vem sendo estudada há vários anos e pesquisas indicam que alguns de seus compostos apresentam propriedades anticancerígenas.

O uso da espinheira-santa como remédio para úlceras não se limita à indicação popular, o seu uso em drogas para o tratamento de úlceras já foi patenteado pela indústria farmacêutica.

No Brasil, a espinheira-santa é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, principalmente na forma de chá e em cápsulas.

Cuidados e Contraindicações

Não há relatos conclusivos de efeitos colaterais graves e contraindicações ao uso da espinheira-santa documentados. Por questões de segurança e desconhecimento sobre possíveis efeitos adversos, o seu uso não é recomendado para gestantes e lactantes.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: