Juazeiro (Ziziphus joazeiro)

Nomenclatura botânica oficial: Ziziphus joazeiro Mart.
Nomenclatura popular: joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá, raspa de juá, juá-espinho
Família: Rhamnaceae
Parte da planta utilizada: folhas e entrecascas

Resumo: Para que serve o juazeiro, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações do juazeiro.

Descrição

O juazeiro é uma árvore nativa predominantemente na região nordeste do Brasil, encontrada principalmente em áreas secas, de clima semi-árido como caatinga, no sertão e no agreste. A árvore é conhecida por diversos nomes, sendo os mais difundidos, juazeiro e juá.

Trata-se de uma árvore de folhas persistentes capaz de resistir à escassa umidade do subsolo onde ocorre naturalmente. Raramente, em situações extremas de seca, pode perder a folhagem por completo.

O árvore de juazeiro atinge uma altura entre 5 e 15 metros, com copa grande e densa, carregada de folhas. Suas folhas têm consistência membranosa, possuem coloração amarelo-esverdeada, medindo aproximadamente 5mm de comprimento. Produz um fruto pequeno, amarelado e redondo de cerca de 3cm, comestível e também apreciado por pássaros.

Sendo uma planta nativa de regiões do Brasil, o juazeiro é muito pouco conhecido e estudado no exterior.

Árvore de Juazeiro
Árvore de Juazeiro(Zizyphus joazeiro)
Folhas da árvore de Juazeiro
Folhas da árvore de Juazeiro(Zizyphus joazeiro)

Indicações, Usos e Benefícios

Por indicação popular, o juazeiro é principalmente usado como produto para higiene pessoal. Uma decocção(cozimento) de suas entrecascas e folhas são utilizadas para lavar os cabelos para combater caspa, piolhos, seborreia e feridas e também como tônico capilar. O gargarejo dessa decocção é utilizada para combater gengivite.

Um pó obtido da entrecasca da árvore de juazeiro é utilizado como pasta para limpeza dos dentes. Estudos farmacológicos apontam que o juazeiro pode ser mais eficaz do que os cremes dentais industrializados no combate à placa dental.

Recentemente, diversos produtos de higiene e estética industrializados vêm incluindo o juazeiro na composição de seus produtos, em geral, indicado como "raspa de juá".

O fruto do juazeiro é comestível e rico em vitamina C, sendo muito apreciado pela população dos locais onde o juazeiro cresce nativamente, já que é uma das poucas plantas que persistem em climas extremos.

A decocção da sua entrecasca também é consumida via oral para tratamento de febres e problemas gástricos.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: