Jurubeba(Solanum paniculatum)

Nomenclatura botânica oficial: Solanum paniculatum L.
Nomenclatura popular: jurubeba, jupeba, juribeba, urupeba, gerobeba, joá-manso, juribebe, juripeba
Família: Solanaceae
Parte da planta utilizada: raízes, folhas e frutos

Resumo: Para que serve a jurubeba, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da jurubeba.

Descrição

Jurubeba é uma pequena árvore de porte arbustivo, atingindo em média 3 metros de altura. Encontra-se distribuída nas regiões de clima tropical do continente americano. No Brasil é encontrada do norte ao sul do país mas principalmente no cerrado. Possui folhas verdes de tonalidade mais escura na face superior que é coberta por pêlos. Seus frutos são pequenos, de cor amarela, agrupados em cachos. Suas flores são lilases ou brancas.

Em muitas regiões é considerada uma planta invasora, devido à sua facilidade de colonização dos mais variados tipos de ambientes.

A palavra jurubeba pode se referir também a outras espécies da mesma família(Solanaceae) porém, apenas a espécie Solanum paniculatum é considerada a verdadeira jurubeba.

Árvore de Jurubeba
Árvore de Jurubeba(Solanum paniculatum)

Indicações, Usos e Benefícios

A raíz de jurubeba é a parte mais utilizada para fins terapêuticos, embora o caule e as folhas também sejam utilizados. A raíz possui sabor extremamente amargo. Os frutos podem ser utilizados para a fabricação de vinhos.

A Jurubeba é utilizada na medicina popular para tratar de problemas do fígado, falta de apetite, flatulência, azia, problemas de digestão e do trato gastrointestinal. A principal indicação da jurubeba é para combater a anemia e tratamento de problemas hepáticos.

O chá de Jurubeba é um popular remédio caseiro para curar a ressaca.

Na região norte e nordeste, uma bebida preparada através da infusão do caule e raíz de jurubeba em álcool de cana é um popular aperitivo e que supostamente favorece a digestão.

O chá feito com folhas e talos da jurubeba é indicado para problemas de digestão.

Cuidados e Contraindicações

Alguns estudos vem investigando uma possível relação entre componentes da jurubeba e má formação fetal.

Doses elevadas podem causar irritações no intestino, vômitos e dores.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: