Marapuama (Ptychopetalum olacoides)

Nomenclatura botânica oficial: Ptychopetalum olacoides Benth.
Nomenclatura popular: marapuama, muirapuama, muiratã
Família: Olacaceae (Olacáceas)
Parte da planta utilizada:

Resumo: Para que serve a marapuama, também conhecida como muirapuama, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da marapuama.

Descrição

A marapuama é uma planta nativa da região da floresta amazônica. O nome popular marapuama pode se referir a duas espécies distintas da família das Olacáceas, sendo elas a P. olacoides que pode ser encontrada principalmente no Brasil, Guiana Francesa, Guiana e Suriname, e a P. uncinatum, espécie encontrada apenas no Brasil. Ambas possuem propriedades e aparência semelhantes. É também muito conhecida por outro nome popular: muirapuama.

É uma planta arbustiva de pequeno a médio porte que pode atingir em torno de 4 a 5 metros de altura. Suas folhas possuem forma elíptica e pecíolo curto, medindo aproximadamente 7cm de comprimento, com uma coloração verde na parte superior e marrom na parte inferior.

Suas inflorescências são pequenas e se agrupam em pequenos cachos com 4 a 6 flores cada e possuem um odor similar ao jasmim.

Marapuama
Marapuama (Ptychopetalum olacoides)

Indicações, Usos e Benefícios

As principais partes da marapuama utilizada na medicina popular são as cascas do tronco e as raízes, mas há registros do uso de todas as partes da planta para fins medicinais.

Nativos das regiões onde a marapuama cresce espontaneamente utilizam as cascas e raízes de Marapuama na forma de decocto para tratamento da impotência sexual, fadiga e cansaço. A Marapuama é considerada um afrodisíaco natural, aumentando a libido.

Na Europa é comum o uso dessa planta, também na forma de decocto(infusão, chá), para casos de disenteria e cólica menstrual.

Pesquisas realizadas no Brasil com extrato de Marapuama e Catuaba demonstram que essa combinação pode ter grande potencial no combate à celulite.

Estudos também vêm averiguando o uso da marapuama como tônico do sistema nervoso central, estimulante do apetite e digestão e para casos de perda de memória.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: