Porangaba, conhecida também como Pholia Magra (Cordia salicifolia)

Nomenclatura botânica oficial: Cordia salicifolia Cham., Cordia ecalyculata Vell
Nomenclatura popular: pholia magra, chá de bugre, louro mole, cafezinho do mato
Família: boraginaceae
Parte da planta utilizada:

Resumo: Para que serve a porangaba, também conhecida como chá-de-bugre, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da porangaba.

Descrição

A porangaba é o nome popular da planta da espécie Cordia salicifolia, espécie que por sua vez, em algumas regiões é classificada como Cordia ecalyculata, sendo esta última nomenclatura mais utilizada na parte sul do país e em países vizinhos como Argentina e Paraguai.

Além disso, a porangaba é conhecida por diversos outros nomes populares, principalmente como chá de bugre, cafezinho do mato, já que os seus frutos se assemelham ao café, e mais recentemente com o nome geralmente utilizado no meio comercial, pholia magra. Na região sul do Brasil é comum também se referir à porangaba como louro mole, já que suas folhas lembram às do louro.

Trata-se de uma árvore de médio porte que em alguns casos pode atingir até 20m de altura, sendo porém mais encontrada no intervalo de altura entre 4 a 12m. A porangaba é nativa da América do sul, pode ser encontrada desde o nordeste até o sul do Brasil, particularmente nas regiões inseridas no bioma da Mata Atlântica.

Sua folhas são oblongas e lanceoladas, lembrando a folha do louro. Produz frutos avermelhados (em alguns casos, amarelados) que possuem gosto semelhante ao caqui.

Porangaba, Pholia Magra
Porangaba, também conhecida como louro mole, chá de bugre, pholia magra, entre outros. bot. Cordia salicifolia
Frutos da porangaba
Frutos da porangaba; bot. Cordia salicifolia

Indicações, Usos e Benefícios

A porangaba é utilizada por indicação popular como diurético e para estimular a circulação.

Mas de longe, o uso mais popular da porangaba é como emagrecedor. É comercializada na forma de chás e principalmente em cápsulas, sendo nesses casos mais comum o uso do nome "pholia magra". O efeito emagrecedor da porangaba é atribuído à sua capacidade de moderar o apetite e normalmente recomenda-se o seu consumo de 30 minutos a 1 hora antes das refeições.

Pesquisas realizadas no Japão indicam que o extrato de porangaba pode auxiliar a prevenir infecções do vírus da Herpes.

Na área dos cosméticos, a porangaba vem sendo utilizada como tratamento para estrias e celulite, porém sua eficácia nesses casos não está comprovada.

Cuidados e Contraindicações

Apesar de muito utilizada por indicação popular, poucos estudos foram realizados para averiguar a toxicidade da Cordia salicifolia e portanto, potenciais efeitos adversos do uso prolongado ou esporádico dessa planta ainda são desconhecidos.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: