Quebra-Pedra (Phyllanthus niruri)

Nomenclatura botânica oficial: Phyllanthus niruri L.
Nomenclatura popular: quebra-pedra, erva-pombinha
Família: Phyllanthaceae
Parte da planta utilizada: folhas, partes aéreas, sementes e raízes.

Resumo: Para que serve a quebra-pedra, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da quebra-pedra.

Descrição

A quebra-pedra é uma planta que pode ser facilmente encontrada em regiões de clima tropical ao redor do globo, em áreas próximas à costa. Em algumas regiões é considerada uma espécie invasiva. Trata-se de uma planta arbustiva de pequeno porte, atingindo cerca de 50 a 80cm de altura.

Possue folhas pequenas, de formato oblongo-elíptico, de coloração verde-oliva na face superior e um tom mais claro na face inferior. Flores e frutos pequenos, ambos com menos de meio centímetro.

A associação mais comum do nome quebra-pedra é com a planta da espécie Phyllanthus niruri, embora o nome também seja utilizado para se referir a outras espécies de plantas pertencentes ao mesmo gênero (Phyllanthus).

Pode ser problemática e invasiva em áreas de cultivo e fazendas.

Quebra-pedra
Quebra-pedra bot. Phyllanthus niruri

Indicações, Usos e Benefícios

Como o nome popular indica, a quebra-pedra é utilizada para tratamento de cálculos renais(pedra nos rins) devido à ação relaxante muscular que ajuda a eliminar esses cálculos. Também pode ajudar na prevenção do aparecimento de pedras nos rins.

A quebra-pedra também possui propriedades diuréticas, analgésicas, anti-infecciosa e pode ser útil em casos de disenteria.

Pesquisas recentes estudam o uso da quebra-pedra como agente antiviral para casos de hepatite B.

Em um estudo realizado em 2009 com a espécie Phyllanthus niruri, pesquisadores observaram que a planta possui potencial efeito anticancerígeno em esperimentos realizados com ratos de laboratório. Na ocasião, os ratos foram induzidos ao desenvolvimento de câncer de pele e depois tratados com P. niruri, apresentando diminuição na incidência de tumores.

Cuidados e Contraindicações

Quando consumida em excesso pode apresentar ação abortiva e purgativa.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: