Sabugueiro (Sambucus nigra)

Nomenclatura botânica oficial: Sambucus nigra L.
Nomenclatura popular: sabugueiro
Família: Adoxaceae
Parte da planta utilizada: flores e frutos

Resumo: Para que serve o sabugueiro, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações do sabugueiro.

Descrição

O sabugueiro é uma planta arbustiva, decídua, de porte médio, atingindo entre 3 e 9m de altura. Pode ser encontrada em várias regiões da Europa, desde o sul da Escandinávia até o norte da África.

Suas flores são bem pequenas e numerosas, agrupadas em inflorescências, de cor branca, que exalam perfume agradável.

O sabugueiro produz pequenos frutos arredondados de cor violeta escuro, dispostos na forma de cachos, comestíveis, porém, o sabor é mais aceito após cozimento. Medem aproximadamente 0,5cm

No Brasil, o nome sabugueiro pode se referir a uma outra espécie de planta pertencente ao mesmo gênero, a Sambucus australis Cham. & Schlecht. e que possui propriedades semelhantes. Essa espécie pode ser encontrada na região sul do Brasil e às vezes é referida como sabugueiro do Brasil.

Sabugueiro (Sambucus Nigra)
Sabugueiro (Sambucus Nigra)
Frutos do sabugueiro
Frutos do sabugueiro

Indicações, Usos e Benefícios

O chá de sabugueiro feito com as flores desidratadas é utilizado, por indicação popular, como remédio caseiro para febres, resfriados e para eliminar o catarro. Esse chá também é indicado para casos de inflamações em decorrência de gripes e resfriados.

Na Europa, a partir dos frutos do sabugueiro são produzidos geléias, vinhos e conservas.

Cuidados e Contraindicações

Todas as partes do sabugueiro, exceto as flores e frutos maduros, contém sambunigrina, uma substância potencialmente tóxica que, quando metabolizado, pode levar ao acúmulo de cianeto no corpo. Os frutos verdes também apresentam concentração significativa de sambunigrina.

Por essa razão, atualmente somente as flores - na forma de chás ou xaropes - e os frutos maduros são usados para fins terapêuticos ou alimentícios.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: