Segurelha (Satureja montana)

Nomenclatura botânica oficial: Satureja montana L.
Nomenclatura popular: segurelha-das-montanhas, segurelha-de-inverno
Família: Lamiaceae
Parte da planta utilizada: folhas, flores.

Resumo: Para que serve a segurelha, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da segurelha.

Descrição

A segurelha é uma planta subarbustiva pertencente a uma família de plantas - Lamiaceae - que reúne diversas espécies com características aromáticas como manjericão, menta, alecrim, orégano, lavanda, tomilho, erva-cidreira, sálvia, entre outros. Assim como essas espécies mencionadas, a segurelha também é amplamente utilizada como condimento na culinária das regiões onde é encontrada nativamente.

A segurelha atinge em geral 40 a 50cm de altura. Trata-se de uma planta semipersistente, suas folhas possuem formato ovalado lanceolado medindo pouco mais de 2cm e suas flores são pequenas e brancas, sendo que no verão adquirem cor violeta.

Segurelha (Satureja montana)
Segurelha (Satureja montana)

Indicações, Usos e Benefícios

O principal uso da segurelha é como erva aromática na culinária, principalmente como tempero de carnes e peixes.

O chá de segurelha também é bastante popular, sendo o seu consumo indicado para problemas digestivos, para gases, diarreia, como espectorante e na indicação popular, como afrodisíaco, embora sem comprovação científica.

Um estudo publicado em 2011 avaliou o uso de extrato de segurelha para o tratamento de ejaculação precoce e concluiu que pode ser considerado como uma opção de remédio natural para esse problema.

Um estudo feito no Brasil com o óleo essencial de Satureja montana verificou que a planta tem ação antibacteriana, sendo mais eficaz contra a bactéria Escherichia coli. O resultado demonstrou que a segurelha tem potencial para ser uma alternativa aos conservantes sintéticos.

Cuidados e Contraindicações

A segurelha é considerada segura nas quantidades normalmente utilizadas na culinária.

Estudos sobre possíveis efeitos colaterais quando o consumo da segurelha na dosagem tipicamente utilizada em produtos fitoterápicos são escassas e portanto, possíveis efeitos adversos ainda são desconhecidos, não sendo recomendado o seu consumo como fitoterápico por gestantes.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: