Sene (Cassia acutifolia)

Nomenclatura botânica oficial: Cassia acutifolia Delile
Nomenclatura popular: sene
Família: Fabaceae
Parte da planta utilizada: folhas e frutos

Resumo: Para que serve o sene, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações do sene.

Descrição

Sene é uma planta arbustiva, medindo aproximadamente 0,5 a 1m de altura, às vezes um pouco mais, com pequenas flores amarelas. Além das flores, também produz pequenas vagens contendo aproximadamente 6 sementes. O sene é nativo de regiões do norte da África, próximo ao Egito e Sudão. Outras espécies também são cultivadas na Índia e adjacências.

Sene (Cassia acutifolia)
Sene (Cassia acutifolia)

Indicações, Usos e Benefícios

O principal uso terapêutico do Sene é como laxativo. Utilizado em casos de prisão de ventre ou constipação. Possui sabor amargo, que pode causar náuseas. A adição de outras plantas aromáticas como gengibre e canela podem atenuar o efeito nauseante do sene.

As folhas e os frutos são as partes da planta mais utilizada na medicina tradicional para fins terapêuticos e são as partes que mais contêm compostos ativos.

O sene é mencionado esporadicamente como um potencial agente emagrecedor, principalmente por revistas especializadas em dietas, porém não há comprovação científica.

Cuidados e Contraindicações

Quando usado por períodos curtos, o sene é considerado seguro. A agência americana que controla alimentos e medicamentos permite a venda de sene sem prescrição.

Se usado por longos períodos, o sene pode causar problemas no fígado.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: