Urtiga (Urtica dioica)

Nomenclatura botânica oficial: Urtica dioica L.
Nomenclatura popular: urtiga
Família: Urticaceae
Parte da planta utilizada: folhas, flores(chás), raizes.

Resumo: Para que serve a urtiga, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da urtiga.

Descrição

A urtiga é uma planta herbácea perene, de porte ereto, com altura que pode variar entre 1 e 2m. É possível encontrar a urtiga em várias partes do mundo, principalmente no norte da Europa, na América do Norte e boa parte da Ásia, em regiões com grande quantidade de chuvas e solos úmidos.

Suas folhas podem medir entre 3 a 15cm de comprimento, possuem formato que afilam-se em pontas longas(acuminadas) e coloração verde, com bordas serrilhadas. Suas flores são pequenas e numerosas dispostas em inflorescências axilares.

A planta possui seu caule e suas folhas recobertos por pêlos urticantes denominados tricomas, que causam coceira e irritação quando em contato com a pele. Esses pêlos minúsculos perfuram a pele e liberam um fluido venenoso que irrita e inflama a pele.

Urtiga (Urtica dioica)
Urtiga (Urtica dioica) Brewbooks
Urtiga (Urtica dioica)
Urtiga (Urtica dioica) Joan Simon

Indicações, Usos e Benefícios

A urtiga é conhecida e utilizada em várias partes do mundo há milhares de anos. É uma planta versátil que apresenta diversas possibilidades de uso. Pode ser utilizada como alimento, como planta medicinal e também produz fibras que podem ser utilizadas na confecção de vestuário. Antes do linho, a urtiga era amplamente utilizada como matéria prima na confecção de tecidos para roupas.

Na agricultura biológica e/ou orgânica, a urtiga pode ser útil como planta auxiliar.

Na medicina popular, a urtiga é indicada para o tratamento dos sintomas da artrite devido ao seu potencial anti-inflamatório.

A urtiga é uma excelente alternativa de alimento, porém, é necessário cozinhá-la ou mergulhá-la em água para remover seus pêlos urticantes. Quando cozida o seu sabor lembra o espinafre. Comparada com outros vegetais, a urtiga é rica em proteínas, sendo boa alternativa para veganos e vegetarianos. Também é rica em silício, sendo indicada para melhorar o aspecto das unhas e cabelos.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: