Valeriana (Valeriana officinalis)

Nomenclatura botânica oficial: Valeriana officinalis L.
Nomenclatura popular: valeriana
Família: Valerianaceae
Parte da planta utilizada: predominantemente raizes

Resumo: Para que serve a valeriana, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações da valeriana.

Descrição

Valeriana é uma planta perene de pequeno porte, nativa da Europa e na região norte da Ásia, sendo bastante resistente a condições climáticas adversas. Pode atingir entre 1 e 1,5 metros de altura. Suas flores são pequenas e numerosas, de coloração branca ou rosada e roxa, que exalam forte aroma adocicado.

Valeriana (Valeriana officinalis)
Valeriana (Valeriana officinalis)
Valeriana (Valeriana officinalis) - Flores Brancas
Valeriana (Valeriana officinalis) - Flores brancas
Valeriana (Valeriana officinalis) - Flores vioeltas
Valeriana (Valeriana officinalis) - Flores violetas - © Copyright Miss Steel

Indicações, Usos e Benefícios

De longe a indicação mais comum dessa planta é para tratar problemas de insônia, como calmante e sedativo. As raízes são as partes mais utilizadas, seja na forma de chás, extratos ou cápsulas. Esse efeito sedativo é conhecido desde os tempos da Roma antiga, ou seja, há aproximadamente 2 mil anos.

A valeriana também é bastante indicada para pessoas que sofrem de ansiedade. Também é comumente indicada para enxaquecas e como analgésico, sendo uma alternativa natural aos remédios sintéticos.

Onde comprar a valeriana: na forma de chás, a valeriana pode ser encontrada em casas de produtos naturais ou em mercados de ervas. Na forma de cápsulas é facilmente encontrado em farmácias e drogarias.

Dica de preparação do chá de valeriana: não utilize água fervente, dê preferência a água um pouco mais que morna na preparação do seu chá.

Curiosidade: muitas vezes os gatos se sentem atraídos pelas raízes de valeriana e a planta era utilizada como armadilha para gatos.

Cuidados e Contraindicações

Não há relatos conclusivos de efeitos adversos severos após o consumo da valeriana. Não é recomendado o seu consumo para pessoas que trabalham com máquinas e equipamentos potencialmente perigosos à integridade física.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: