Zimbro (Juniperus communis)

Nomenclatura botânica oficial: Juniperus communis L.
Nomenclatura popular: zimbro, cedro
Família: Cupressaceae
Parte da planta utilizada: frutos, partes aéreas.

Resumo: Para que serve o zimbro, usos como planta medicinal, indicações, benefícios e contraindicações do zimbro.

Descrição

O zimbro, conhecido também como cedro, é uma planta perene predominantemente arbustiva de pequeno porte, mas com variedades que se desenvolvem em forma arbórea podendo atingir entre 2 a 7m, raramente mais do que isso.

O zimbro tem distribuição ampla, podendo ser encontrada em quase todas as regiões do hemisfério norte de clima temperado. A espécie tem preferência por lugares abertos, solo seco e terreno pedregoso. Também é capaz de se adaptar a condições adversas, crescendo em vertentes de colinas e terrenos montanhosos. É uma planta muito resistente, tolera solos pobres, sol, vento e altitudes elevadas, embora o seu crescimento seja bem lento. O zimbro pode viver até mais de 150 anos.

Suas folhas são pontiagudas, verdes e firmes. Seus frutos são pequenos, com formato e tamanho de cereja/uva, verdes quando nascem, amadurecendo em aproximadamente 18 meses, quando adquirem coloração púrpura escura recoberta por uma cera azulada. Tecnicamente os frutos do zimbro não são verdadeiros frutos, são estróbilos (pinhas não lenhosas) mas devido a sua morfologia, é comum referir-se a esses pseudofrutos como frutos.

Zimbro (Juniperus communis)
Zimbro (Juniperus communis)
Zimbro (Juniperus communis)
Zimbro (Juniperus communis) - Pseudofrutos (gálbulos)

Indicações, Usos e Benefícios

O fruto do zimbro é indicado na medicina popular para tratar problemas de ordem digestiva, problemas nos rins e na bexiga(dificuldade para urinar). É um excelente diurético. O fruto, quando maduro, tem propriedades antissépticas e tônicas. Infusão dos galhos e folhas são usados como xampú anticaspa. Também é utilizado como repelente de insetos.

O fruto do zimbro é o principal ingrediente na fabricação do gim, bebida destilada à base de cereais e bagas de zimbro. O óleo essencial proveniente dos frutos de zimbro conferem o aroma característico do gim.

Seus frutos fazem parte da culinária tradicional de vários países da Europa.

O óleo essencial extraído dos frutos é bastante utilizado na aromaterapia e na indústria de perfumes.

Plantas Medicinais:

Produtos Naturais: